Political-Pedagogic Project

O Licenciado em Letras Língua Estrangeira é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos ao Ensino da Língua Estrangeira. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre estrutura e funcionamento da Língua Estrangeira e suas literaturas, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento em Língua Estrangeira em saber escolar. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora, analisa e revisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em Língua Estrangeira, coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em suas atividades, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico. 

O Licenciado em Letras - Língua Estrangeira trabalha como professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; em editoras, consulados e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação nãoformal, como escolas de idioma, feiras de divulgação científica e museus; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.   

O graduado em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas deverá ter as seguintes competências e habilidades, numa articulação entre teoria e prática:
- Compreender, analisar, interpretar, explicar e contextualizar as informações do mundo em que vive;

- Utilizar o raciocínio lógico, o poder de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica acerca do conhecimento;

- Dominar a Língua Portuguesa e um idioma estrangeiro, bem como suas culturas;

- Demonstrar domínio ativo e crítico de um repertório representativo de Literatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa;

- Descrever e justificar as peculiaridades fonológicas, morfológicas, lexicais, sintáticas e semânticas do português brasileiro com especial destaque para as variações regionais socioletais e para as especificidades da norma padrão;

- Dominar o uso da língua portuguesa e de uma língua estrangeira, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;

- Conceber uma visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias que fundamentam sua formação profissional;

- Atuar em equipes de pesquisa interdisciplinares;

- Desempenhar papel de multiplicador, formando leitores críticos, intérpretes e produtores de textos de diferentes gêneros e registros linguísticos e fomentando o desenvolvimento de habilidades linguísticas, culturais e estéticas.

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DIREÇÃO DO CURSO DE LETRAS
CHEFE DO DEPARTAMENTO: Dra. Joseane Maia Santos Silva  
DIRETORA DE CURSO: Esp. Antonia Miramar Alves Silva  
SECRETÁRIA RESPONSÁVEIS PELO REGISTRO ACADÊMICO DO CURSO: Thays Silva Melo Sousa (do Curso) e Maria de Fátima Gomes Pereira (do Departamento) 
DRCA





A avaliação do Curso se dá em conformidade com as Normas Gerais do Ensino de Graduação-Resolução nº 1045/2012-CEPE/UEMA, 19 de dezembro de 2012, na Seção I, dos Artigos 65 a Art. 72 que tratam da verificação de aprendizagem, e Artigos 73 e 74 que tratam da frequência.

Avaliação Institucional
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Maranhão, através da Divisão de Acompanhamento e Avaliação do Ensino e da Comissão de Avaliação de Curso de Graduação, deu início ao processo com a aplicação de cinco instrumentos: avaliação do curso pelos discentes; Avaliação da disciplina pelos discentes; Avaliação da disciplina pelos docentes; avaliação do curso pelos docentes e avaliação do egresso.Esse processo ainda não foi incorporadopor docentes e discentes como atividade fundamental, com vistas à análise e posterior melhoria dos cursos, fato que exige mecanismos de cobrança no preenchimento desses instrumentos.

Avaliações Externas

O processo de avaliação externa se dá através do ENADE-EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES,um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, com periodicidade de três anos, que consiste em avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do Curso de Letras. A avaliação consiste na aplicação dos seguintes instrumentos: prova; questionário de impressões dos estudantes sobre a prova; questionário do estudante; e questionário do coordenador(a) do curso. O curso de Letras tem sido avaliado, ao longo dos anos, havendo evolução no índice, alcançando a nota 4, entretanto, em 2014, baixou para a nota 2, impondo desafios coletivos.

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