Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUBERTH CESAR ALVES CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUBERTH CESAR ALVES CARVALHO
DATA: 22/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual- Plataforma Microsoft Teams
TÍTULO:

"PESQUISA DE TRIPANOSSOMATÍDEOS EM PEQUENOS MAMÍFEROS SILVESTRES EM DUAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E DO CAMPUS PAULO VI DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, MUNÍCIPIO DE SÃO LUÍS-MARANHÃO, BRASIL".


PALAVRAS-CHAVES:

 mamíferos silvestres, Leishmania, Trypanosoma


PÁGINAS: 39
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

As espécies dos gêneros Trypanosoma e Leishmania parasitam vertebrados de toda a classe de mamíferos com ciclos de vida alternando entre vertebrados e invertebrados. No ciclo silvestre, insetos triatomíneos e dípteros hematofágos são importantes vetores desses parasitos. Considerando a importância de pequenos mamíferos silvestres como reservatórios destes parasitas, o objetivo do presente estudo foi o diagnóstico de tripanossomatídeos em pequenos mamíferos silvestres nas APA do Itaqui-Bacanga, APA do Maracanã e no campus Paulo VI da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA do munícipio de São Luís-Maranhão. Foram realizadas 11 coletas, e destas, quatro foram feitas na APA do Maracanã (nos meses de janeiro, junho, setembro e dezembro de 2018); três foram na Área do Itaqui – Bacanga (nos meses de dezembro de 2020, julho de 2021 e dezembro de 2021) e quatro no campus Paulo VI da UEMA (duas no mês de maio, uma no mês de agosto e a última no mês de outubro de 2021), das quais foram capturados 37 animais. Para captura dos animais foram realizadas armadilhas do tipo gaiolas (Shermman e Tomahawk), separadas em trilhas, além de serem distribuídas no peridomícilio na área do Itaqui-Bacanga, iscadas com diferentes atrativos. Os animais capturados foram anestesiados e alguns espécimes eutanasiados para coletadas de amostras biológicas. Foram coletadas de todos os animais capturados, amostras de sangue por punção cardíaca ou pela veia caudal, semeadas em meio de cultura bifásico (BAB/LIT) em duplicata por animal, totalizando 74 hemoculturas, e confeccionadas lâminas de esfregaços sanguíneos em triplicata por animal, totalizando 111 lâminas de esfregaços. Dos animais eutanasiados, coletou-se, também além de amostras de sangue, tecido de fígado e baço para análise molecular, e foram obtidas 82 amostras. A extração de DNA das amostras foi realizada através do Kit Wizard DNA Purification ® (Promega) e para amplificação utilizou-se os genes V7V8 de SSU rRNA, gGAPDH e o Catepsina L-like. Os esfregaços e hemoculturas foram negativos, enquanto que na análise molecular para o gene V7V8, houve 3 amostras positivas, provenientes de animais da espécie Didelphis marsupialis, da APA do Maracanã; e para o gene SSU rRNA, 13 amostras foram positivas, e destes foram de animais da espécie Didelphis marsupialis (APA do Maracanã), Rattus novergicus, Rattus rattus e Rattus sp. (APA do ItaquiBacanga). É importante continuar os trabalhos de pesquisas em animais silvestres uma vez, que em áreas endêmicas já foram apontados como agentes mantenedores do ciclo silvestre e peridomésticos do desses tripanossomatídeos. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 869072 - ANDREA PEREIRA DA COSTA
Interno - 210000855 - FRANCISCO BORGES COSTA
Externo à Instituição - HERBERT SOUSA SOARES - UNISA
Notícia cadastrada em: 09/03/2022 17:31
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1