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Banca de DEFESA: GLEYDSON ROGERIO LINHARES DOS SANTOS COUTINHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLEYDSON ROGERIO LINHARES DOS SANTOS COUTINHO
DATA: 23/05/2024
HORA: 16:00
LOCAL: A defesa será realizada presencial no Laboratório de metodologia ativas - CECEN
TÍTULO:

PEDAGOGIA DO GRAFFITI E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ProvocAções decoloniais no ensino de Arte


PALAVRAS-CHAVES:

Decolonialidade. Professores/as de Arte. Letramentos de reexistência.
Graffiti. Formação docente.


PÁGINAS: 192
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A pesquisa apresentada ensejou uma discussão em moldes científicos perpassando as seguintes
abordagens: decolonialidade e Graffiti. Nesse sentido, o objetivo geral foi analisar as práticas
docentes no ensino de Arte quanto à educação para as relações étnico raciais, a fim de propor
uma Pedagogia do Grafitti enquanto ProvocAção decolonial no IEMA. Para que se alcançasse
o êxito do nosso objetivo macro, foram postulados os seguintes objetivos específicos: a)
identificar quais as estratégias didáticas desenvolvidas por docentes de Arte do IEMA para a
educação das relações étnico-raciais; b) investigar as possibilidades do Graffitti como
instrumento pedagógico para letramentos de reexistência no ensino de Arte; c) Propor uma
formação docente de orientação decolonial que oportunize uma educação antirracista a partir
da Pedagogia do Graffitti. Nossa investigação é sustentada pelo referencial teórico a partir de
Freire (1996), Silva (2016), Walsh (2009; 2013; 2017) e Souza (2011; 2022). Em vista da
abordagem qualitativa, fora desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e documental, com a qual
se investigou os enunciados docentes que plasmam as atividades curriculares do IEMA.
Ademais, foi proposto e enviado um questionário aos professores (as) do componente curricular
de Arte da instituição, objetivando conhecer acerca das práticas e, como elas oportunizam
engajamento antirracista numa educação para as relações étnico-raciais. Considerando ainda a
natureza do mestrado profissional em educação, que orienta a pesquisa, apresentou-se nossa
proposição de produto técnico-tecnológico, no qual se caracteriza como proposta formativa da
Pedagogia do Graffiti, a ser disponibilizada no portal inter@ge professor que tem como suporte
a rede social do Instagram e o canal do Youtube permitindo a hospedagem do que denominamos
de Galeria Digital Aquarela Periférica com uma coleção pública, tendo seu acervo formado por
produções acadêmico-científicas, previamente selecionadas, sobre a arte do Graffiti. Ainda sim,
será oferecida uma proposta formativa aos professores de Arte, materializada através do curso
“Pedagogia do Graffiti”, o qual também estará disponível digitalmente no Portal
Inter@Professor, por meio de oficinas/aulas gravadas. Espera-se uma reverberação concisa com
a pesquisa e um forte engajamento antirracista para fomentar construções socioeducacionais
decoloniais/reexistenciais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 799117 - ANA PATRICIA SA MARTINS
Interno - 673.830.683-00 - JOSENILDO CAMPOS BRUSSIO - UFMA
Externo à Instituição - NILVANETE GOMES DE LIMA - IFMA
Notícia cadastrada em: 23/04/2024 16:17
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