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FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Educação Especial. Educação na perspectiva inclusiva. Formação continuada de professores.
A formação continuada do professor em todas as áreas da educação configura-se
como de fundamental importância, em vista das aceleradas transformações de uma
sociedade complexa, especificamente na área da Educação Especial na Perspectiva
Inclusiva. Diante deste atual cenário, a formação continuada do professor na
perspectiva inclusiva torna-se necessária para a sua prática pedagógica, com o
principal foco no ensino para todos, o qual deve ser direcionado com condições de
equidade. Assim, este trabalho de dissertação, apresentado ao Programa de Pós-
Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, (linha de
pesquisa: Formação de Professores e Práticas Educativas) segue os estudos pós-
estruturalistas, uma vez que visa explicar a realidade social em que vivemos, tendo
como questão norteadora: Como a formação continuada de professores, específica
da Educação Especial na perspectiva inclusiva, pode contribuir com mudanças em
relação às suas práticas pedagógicas em um ensino para todos?; como objetivo geral
da pesquisa: compreender as contribuições da formação continuada para
docentes na perspectiva inclusiva, na construção de uma escola para todos. No que
tange aos objetivos específicos, elencamos: entender a formação docente a partir do
viés de uma escola inclusiva; pontuar na formação continuada docente a avaliação
para os discentes da Educação Especial; entender a necessidade da superação de
limitações e barreiras através da formação continuada do professor, com base nos
fundamentos da inclusão de alunos considerados com deficiências; estruturar uma
proposta de curso pedagógico ao professor com alunos da Educação Especial na
perspectiva inclusiva, com fins de orientações docentes para uma prática inclusiva,
em que, nesse contexto, a exclusão pela ausência de conhecimento da realidade dos
alunos seja, ao menos, minimizada. O desenvolvimento da pesquisa permitiu
identificar a necessidade de um constante estudo em formação continuada por parte
dos professores, não em relação às deficiências, características ou diferenças, mas a
conhecer realmente o aluno. Para tanto, recomenda-se a leitura do livro A escola que
queremos para todos. A pesquisa teve como objeto de estudo a análise das
percepções do professor em decorrência da sua prática, em uma formação
continuada, específica ao ensino de alunos da Educação Especial na perspectiva da
Educação Inclusiva, a qual foi analisada através de categorias que evidenciaram a
relevância dessa formação, voltada aos docentes do Ensino Médio, por meio de
observações e registros que direcionaram a necessidade de ser constante a
preparação do professor ao ensinar a todos os alunos com ou sem deficiências e
necessidades educacionais especiais. O estudo se consolida, portanto, em uma
pesquisa narrativa, com abordagem qualitativa, através da obtenção de dados a partir
do uso de instrumentos como a entrevista semi-estruturada e a observação
participativa. seguindo a fundamentação teórica de autores como: Hoffmann (2001),
Freire (2009), Lanuti (2022), Mantoan (2003, 2006, 2013), entre outros.