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NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: a formação continuada do vivido ao legal
Formação continuada de professores; Políticas públicas; Formação humana; Educação Infantil.
Este estudo tem o título NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL:
a formação continuada do vivido ao legal, e se justifica pela necessidade de discussão acerca
de como as políticas de formação continuada de professores da Educação Infantil, em uma
perspectiva de educação humanizadora, considera as especificidades das professoras e
crianças como sujeitos historicamente situados. Além disso, pretende responder ao problema
de pesquisa: De que forma as políticas de formação continuada estão presentes nas narrativas
das professoras de Educação Infantil como possibilidade de uma educação humanizadora?
Elencamos como objetivo geral: Analisar as narrativas das professoras de Educação Infantil
em vista da compreensão das políticas de formação continuada numa perspectiva
humanizadora. E específicos: Identificar as concepções de criança/infância presentes nas
políticas de formação continuada de professores; discutir a Pedagogia Histórico-Crítica e a
Teoria Histórico Cultural como fundamentos para compreensão da formação continuada de
professores da Educação Infantil; descrever as políticas de formação continuada oferecidas
para a Educação Infantil a partir das narrativas das professoras e elaborar, a partir das análises
realizadas, uma proposta de formação continuada para professores da Educação Infantil, que
possibilite uma educação humanizadora. Adotamos como aporte teórico Saviani (2020, 2018,
2017, 2013, 2007, 2005); Vigotski (2018, 2010, 2003, 2000, 1995, 1991); Duarte (2013,
1996); Malachen (2016), Martins (2018), entre outros, além de algumas leis que norteiam a
formação de professores a partir de 2014. As narrativas das professoras demonstram que elas
avançaram na percepção da criança/infância e Educacão Infantil, em relação ao início de suas
carreiras, porém, na prática educativa formal, se sobressai a perspectiva naturalizante de
desenvolvimento. Assim, a formação continuada de professores de Educação Infantil é uma
necessidade para realização de práticas humanizadoras, que considerem as crianças em suas
concretudes. Para isso, a Pedagogia Histórico-Crítica se apresenta como uma concepção
pedagógica capaz de enfrentar o discurso hegemônico, proporcionando a compreensão crítica
da educação, desde as suas bases teóricas até sua prática social final, de forma consciente e
intencional envolvendo a interrelação entre teoria e prática.