Banca de QUALIFICAÇÃO: MARTA EDNA DE OLIVEIRA SILVA

DISCENTE: MARTA EDNA DE OLIVEIRA SILVA
DATA: 27/07/2023
LOCAL: Cidade Universitária da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Aproveitamento de Nutrientes na Cultura do Milho em Função de Diferentes Qualidades de Biomassa Aplicadas em um Argissolo do Trópico Úmido

Trópico úmido. Agricultura sustentável. Aléias. Enraizabilidade.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O trópico úmido é caracterizado pela ocorrência de solos altamente intemperizados devido às condições climáticas. Isso compromete a sua aptidão agrícola e leva os agricultores familiares a utilizarem sistemas de plantio insustentáveis, como a agricultura itinerante associada ao corte e queima. O impacto ambiental dessas práticas vai desde a perda da biodiversidade até as mudanças climáticas derivadas do efeito estufa. Nesse sentido, o objetivo deste projeto será avaliar o desempenho da cultura do milho em função da aplicação de diferentes qualidades de biomassa aplicadas em um argissolo do trópico úmido. O experimento será implantado em um sistema de aléia formado pelos seguintes tratamentos:  Leucena + Acácia (L+A); Leucena + Sombreiro (L+S); Gliricídia + Leucena (G+L); Acácia + Gliricídia (A+G); Sombreiro + Gliricídia (S+G) controle, sem aléias. O milho será usado como cultura econômica. Serão avaliados a eficiência e uso do nitrogênio, as mudanças na estrutura e enraizabilidade do solo e os componentes de produção da cultura do milho. Espera-se que a aplicação de biomassas de diferentes qualidades proporcione aumento da matéria orgânica do solo bem como melhoria da sua estrutura e enraizabilidade, aumento da eficiência do uso do nitrogênio e consequentemente aumento da produtividade da cultura do milho.

Externo à Instituição - ALANA DAS CHAGAS FERREIRA AGUIAR - UFMA
Presidente(a) - 6322 - EMANOEL GOMES DE MOURA