Banca de DEFESA: NATANNAEL CASTRO VILHENA

DISCENTE: NATANNAEL CASTRO VILHENA
DATA: 21/12/2022
LOCAL: Cidade Universitária da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

ATRIBUTOS DO SOLO E PRODUÇÃO DE FORRAGEM EM SISTEMA AGROSSILVIPASTORIL ADUBADO NO ECÓTONO AMAZÔNIA-CERRADO

Agroecosistemas, atributos do solo, Megathyrsus maximus cv. Massai, servços ambientais, fertilidade.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Níveis adequados de suplementação nitrogenada em sistemas Agrossilvipastoris, podem proporcionar ganhos mútuos entre os componentes do sistema. Objetivou-se avaliar os atributos do solo e composição química do capim Megathyrsus maximus cv. Massai em sistema agrossilvipastoril. O experimento foi estabelecido no ano de 2017 em 3 ha com o plantio do massai (Megathyrsus maximus Jacq. cv. Massai) em consórcio com o milho (Zea mays L.) entre fileiras duplas de sabiá (Mimosa caesalpiniaefolia Benth), no espaçamento de 30 × 3 × 2 m, e o babaçu (Atallea speciosa Mart.). O delineamento experimental foi casualizado em blocos com três repetições. Cada bloco de 1 ha, foi subdividido em quatro piquetes de 0,25 ha, com média de 35 palmeiras de babaçu/ha e 276 árvores de sabiá/ha. Os tratamentos foram 0, 100, 200 e 400 kg ha-1 ano-1 de nitrogênio (N), as adubações foram com ureia. Foram utilizados novilhos anelorados, com peso corporal (PC) médio inicial de 200 ± 35 kg, segundo técnica put-and-take, permanecendo dois animais testes por piquete, e animais de ajustes de acordo com a disponibilidade de forragem [2 kg matéria verde seca (MVS) kg PC-1 ]. Foram realizadas duas coletas de solos (ago/2020 e julho/2021). A avaliação dos atributos do solo foi realizada em cinco distâncias (0; 3,5; 7,0; 10,5 e 14 m) perpendiculares às fileiras duplas de sabiá. Foram abertas minitrincheiras (30 x 30 x 30 cm) para coletar das amostras indeformadas nas profundidades de 0 ±10, 10 ±20, 20 ± 30 cm, e analisadas a densidade, macroporosidade, microporosidade e porosidade total. Amostras deformadas nas mesmas profundidades no sentido perpendicular às minitrincheiras foram coletadas para análise química solo (P, K+, Mg+2 e Ca+2). A avaliação do massai foi realizado de jun/2021 a fev/2022 a cada 28 dias, e determinado a massa de forragem total (MFT) porcentagem de forragem verde (%FV) e senescente (%FS), altura e densidade da forragem (DF), proteína bruta da forragem verde (PBFV) e senescente (PBFS), matéria mineral da forragem verde (MMFV) e senescente (MMFS); fibra em detergente neutro da forragem verde (FDNFV) e senescente (FDNFS); fibra em detergente ácido da forragem verde (FDAFV) e senescente (FDAFS), lignina da forragem verde (LIGFV) e senescente (LIGFS). Utilizou-se o programa Proc Mixed do SAS e as médias de cada tratamento foram comparadas por meio do teste de Tukey, ao nível de 5% de probabilidade. A distância do componente arbóreo não influenciou de forma significativa (P<0,05) os atributos físicos do solo, no entanto, houve diferença (P<0,05) para microporosidade, os tratamentos 0 e 100 Kg N ha-1 ano-1 apresentaram valores 11,2% a mais que os demais tratamentos. Para os atributos químicos do solo, não houve diferença (P<0,05) entre os tratamentos, já as profundidades diferiram, a camada superficial (0-10 cm), foram 31%, 8,82% e 23,53% de P, Ca2+ e k+ respectivamente superior às demais camadas avaliadas. O ano 2020 apresentou menores concentrações de P, Mg+2 e K+ na interação de fertilização e distâncias. A massa de forragem não foi influenciada pelos níveis de adubação (variação de 2128 Kg N ha-1 ano-1 a 2203 Kg N ha-1 ano-1. Menor porcentagem de forragem verde (51,50%) e maior de senescente (48,89%) foi observado no tratamento sem adubação. As porcentagens de MM, PB, FDN e LIG não foi influenciada pela adubação. Janeiro de 2022 apresentou maior valor de MM (17,54% a mais), LIG também foi maior neste mês (31,07% a mais, juntamente com os meses de agosto e outubro de 2022. Menor valor de PB foi em julho de 2021 (24,43% inferior). FDN foi maior em agosto de 2021 e fevereiro de 2022 (15% e 12,15% superiores respectivamente. Os sistemas agrossivilpastoris sob adubação nitrogenadas, melhora as condições físicas e químicas do solo, proporcionando a formação de macroagregados. Já os atributos químicos apresentam resultados relevantes, porém requer mais tempo para serem observados. A adubação nitrogenada influenciou positivamente na produção de MSV em sistemas agrossivilpastoris, bem como no teor de proteína bruta da forragem, sendo os tratamentos com maiores aplicações de proteína, apresentou maiores concentrações na forragem.

Externo à Instituição - JOSÉ ANTÔNIO ALVES CUTRIM JÚNIOR - IFPI
Presidente(a) - 871906 - VALERIA XAVIER DE OLIVEIRA APOLINARIO