Banca de DEFESA: ALINE VIEIRA MASCARENHAS

DISCENTE: ALINE VIEIRA MASCARENHAS
DATA: 29/07/2022
LOCAL: Online

INFLUÊNCIA DA VEGETAÇÃO ESPONTÂNEA SOBRE A POPULAÇÃO DE INSETOS EM Vigna unguiculata (L.)

Ecossistemas. Manejo Sustentável. Entomofauna. Fitossociologia

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Os sistemas de produção agrícola devido à alta demanda da produção de alimentos, necessitam de estratégias sustentáveis que visem manter o equilíbrio dos ecossistemas. Para o manejo de pragas, uma alternativa é a manipulação do ambiente, utilizando plantas espontâneas que são capazes de fornecer recursos importantes para conservação de inimigos naturais. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da presença (ausência) do intervalo de capina e composição de plantas espontâneas como estratégia para conservação da diversidade de artrópodes e regulação da infestação de pragas em plantas de feijão caupi. O trabalho foi conduzido na Fazenda Escola e no laboratório de Entomologia do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, São Luís, Maranhão. O plantio do feijão caupi foi realizado em fileiras, em uma área de 841 m2, dividida em parcelas. O delineamento foi de blocos ao acaso (DBC), com 6 tratamentos e 5 repetições. Os tratamentos foram os intervalos de capinas, sendo o T1: sem capinas, e os demais tratamento são representados por capinas após a emergência do feijão caupi, onde T2 recebeu uma capina aos 7 dias, T3 uma capina aos 14 dias, T4 uma capina aos 21 dias, T5 uma capina aos 28 dias e T6 com uma capina aos 35dias após a emergência do caupi. Foram realizadas amostragens da entomofauna tanto nas plantas de feijão como também na vegetação espontânea, onde os insetos coletados foram triados e posteriormente identificados taxonomicamente. Foi avaliado também a composição florística das plantas espontâneas, e seus dados serviram para realizar uma análise fitossociológica. Foram gerados índices de diversidade de Shannon (H’) e de riqueza de espécie (S) que foram submetidos ao teste de normalidade de Shapiro-Wilk. Também foram calculadas as abundâncias relativas (%) de cada táxon, agrupando-os segundo guilda funcional (predadores, parasitoides e fitófagos).

Presidente(a) - 6534 - MÁRIO LUIZ RIBEIRO MESQUITA
Externo ao Programa - 7115 - LEANDRA MATOS BARROZO