Banca de DEFESA: JULIANA DE PAULA ALVES

DISCENTE: JULIANA DE PAULA ALVES
DATA: 29/10/2021
LOCAL: Online

Morfofisiologia do Abaxaxizeiro CV. Pérola em Cultivo Fotomixotrófico in vitro e em Condição ex vitro

Ananas comosus L., cultura de tecidos, fotoautotrofia, micropropagação, sacarose

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O abacaxi (Ananas comosus) é uma fruta consumida mundialmente e representa uma fonte de emprego e renda para vários países. Para atender a demanda por frutos, é necessário sempre ter uma oferta intensa de mudas. A micropropagação é uma técnica utilizada para aumentar a produção e a qualidade de mudas em menor tempo. Assim, esta pesquisa teve como objetivo verificar se o ambiente fotoautotrófico/fotomixotrófico pode propiciar, nos explantes, otimização da capacidade fotossintética e crescimento, por meio da redução na concentração da sacarose no meio de cultivo, otimização das trocas gasosas e elevação da radiação fotossinteticamente ativa (RFA). O experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizado (DIC), esquema fatorial 2x4, sendo dois tipos de vedação (tampas com as membranas permeáveis a gases e sem esta membrana) e quatro concentrações de sacarose (0, 10, 20 e 30 g L-1), totalizando 8 tratamentos, com cinco repetições cada. A unidade experimental foi composta por um frasco contendo 3 plantas. Após 90 dias de cultivo in vitro, foram avaliados o comprimento da parte aérea (CPA, cm), número de folhas (NF), comprimento da maior raiz (CMR, cm), área foliar (AF, cm2), massa foliar específica (MFE, g m-2), massa fresca e seca da parte aérea e radicular (MFPA, MSPA, MFR, MSR, g, respectivamente), massa seca total (MST, g), partição de fotoassimilados para raiz (PFR, %), partição de fotoassimilados para a parte aérea (PFPA, %), relação massa seca parte aérea por massa seca da parte radicular (MSPA/MSPR), rendimento quântico máximo do fotossistema II (PSII, Fv/Fm), o “Photosynthetic Index” (índice fotossintético) (IF), a densidade de centros de reação ativos do PSII por unidade de fótons absorvidos (RC/ABS), taxa fotossintética líquida (A, μmol CO2 m-2 s-1), índice SPAD, pigmentos fotossintéticos (clorofila a, b, total, carotenoides, clorofila a/b, clorofila (a+b)/carotenoides (μg mm-2) e índice estomático (%). Ao final dos 90 dias de cultivo in vitro, cinco plantas de cada tratamento foram aclimatizadas em casa de vegetação. Durante a aclimatização, foram avaliadas a taxa fotossintética líquida (A), o rendimento quântico máximo do fotossistema II (PSII) (Fv/Fm), o índice fotossintético (IF) e o índice SPAD aos 5, 10 e 15 dias após aclimatização ex vitro. Neste trabalho, foi possível verificar que a total eliminação da sacarose do meio de cultivo in vitro, mesmo utilizando as membranas permeáveis, o abacaxizeiro cv. Pérola não produziu biomassa. Com a utilização das membranas permeáveis e com redução da sacarose para 10 g L-1 no meio de cultivo, houve um maior comprimento da parte aérea, da área foliar, incremento de massa fresca da parte aérea, um maior índice fotossintético, e maiores tores de clorofila a, total e carotenoides. Este ganho na produção de biomassa no tratamento frasco com membranas e 10 g L-1 não foi associado a maior assimilação fotossintética do carbono. Para o cultivo fotomixotrófico do abacaxizeiro in vitro, é indicado o uso das membranas permeáveis e concentração de sacarose no meio de cultivo de 10 g L-1.

Presidente(a) - 588.361.016-15 - ELIEMAR CAMPOSTRINI - UENF
Externo ao Programa - 7409 - FABRÍCIO DE OLIVEIRA REIS