Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIANARA ANDRADE DOS SANTOS

DISCENTE: RAIANARA ANDRADE DOS SANTOS
DATA: 03/11/2021
LOCAL: Online

Adaptabilidade e Estabilidade de Genótipos de Sorgo Visando Fixação de Carbono no Cerrado Maranhense

GGE biplot, interação GxA, sequestro de carbono

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O desenvolvimento sustentável na agropecuária é uma preocupação cada vez mais frequente, o que vem exigindo a adoção de tecnologias que promovam a mitigação das emissões de dióxido de carbono. Nesse contexto, o sorgo se destaca por ser uma monocotiledônea C4, com alta capacidade de concentração de carbono e elevada eficiência fotossintética, adaptado a altas temperaturas e a ambientes sob condições de deficiência hídrica. O avanço da agricultura no Cerrado vem aumentando as possibilidades para os diferentes tipos agronômicos de sorgo. Entretanto, para selecionar e recomendar genótipos é necessário o estudo da interação dos genótipos x ambientes, por meio dos quais torna-se possível a identificação dos genótipos com comportamentos previsíveis e que respondam às variações ambientais. Desta forma, o objetivo deste trabalho é avaliar a adaptabilidade e estabilidade da habilidade de fixação de carbono e dos componentes de produção de genótipos de sorgo no cerrado maranhense. Os ensaios experimentais serão conduzidos nas unidades de pesquisa agronômica da Universidade Estadual do Maranhão nos municípios de Balsas – MA e São Luís - MA. Será adotado o delineamento experimental de blocos casualizados, com três repetições e dez tratamentos. Serão avaliados o estande final, a altura das plantas, diâmetro do colmo, plantas acamadas, floração, ciclo total, produção de matéria verde e matéria seca e o potencial de sequestro de carbono por hectare. Os dados obtidos serão submetidos inicialmente a análise de variância individual por ambiente e comparados por teste de média. As estimativas de adaptabilidade e estabilidade dos genótipos será determinada pelas técnicas de GGE Biplot e pelo procedimento BLUP sob médias harmônicas. Todas as análises estatísticas serão realizadas utilizando o software estatístico R versão 4.1.1.

Presidente(a) - 880635 - FRANCISCO CHARLES DOS SANTOS SILVA
Interno - 873081 - THAIS ROSELI CORREA