Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE VIEIRA MASCARENHAS

DISCENTE: ALINE VIEIRA MASCARENHAS
DATA: 21/12/2020
LOCAL: ON-LINE - Plataforma Teams

Composição de plantas espontâneas e regime de capinas como estratégia para conservação de artrópodes e regulação da infestação de pragas no feijão caupi.

Ecossistemas. Manejo Sustentável. Entomofauna.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Os sistemas de produção agrícola devido à alta demanda da produção de alimentos, necessitam de estratégias sustentáveis que visem manter o equilíbrio dos ecossistemas. Para o manejo de pragas uma alternativa é a manipulação do ambiente, utilizando plantas espontâneas que são capazes de fornecer recursos importantes para conservação de inimigos naturais. Desta forma, o objetivo deste trabalho será avaliar o papel da presença (ausência), do intervalo de capina e composição de plantas espontâneas como estratégia para conservação da diversidade de artrópodes e regulação da infestação de pragas em plantas de feijão caupi. O trabalho será conduzido na Fazenda Escola no laboratório de Entomologia do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, São Luís, Maranhão. Será realizado o plantio do feijão caupi em fileiras, em uma área de 841 m2 que será dividida em parcelas. O delineamento será de blocos ao acaso (DBC), com 6 tratamentos e 5 repetições. Os tratamentos serão os regimes de capinas. Serão realizadas amostragens da entomofauna tanto nas plantas de feijão como também na vegetação espontânea onde os insetos coletados serão triados e posteriormente identificados taxonomicamente. Será avaliado também a composição florística das plantas espontâneas, e seus dados servirão para realizar uma análise fitossociológica. Serão gerados índices de diversidade de Shannon (H’) e de riqueza de espécie (S) que serão submetidos ao teste de normalidade de Shapiro-Wilk. Também serão calculadas as abundâncias relativas (%) de cada táxon, agrupando-os segundo estratégia ecológica (predadores, parasitoides e fitófagos).

Externo ao Programa - 71860 - MARIA JOSÉ PINHEIRO CORREA
Interno - 626.263.453-34 - MICHELA COSTA BATISTA - UEMA