Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ORLENISCE SILVA PASSOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ORLENISCE SILVA PASSOS
DATA: 16/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: ON-LINE
TÍTULO:

Avaliação dos efeitos da antropização sobre as comunidades de dipteros necrófagos (Diptera: Calliphoridae e Mesembrinellidae) associados a vegetação ciliar da Região Metropolitana de São Luis, MA.


PALAVRAS-CHAVES:

antrópico, mosca, vegetação ripária.


PÁGINAS: 33
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

Os dípteros das famílias Mesembrinellidae e Calliphoridae são importantes bioindicadores de ambientes antropizados e preservados. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo verificar os padrões de abundância, composição e riqueza das comunidades de dípteros necrófagos das famílias Calliphoridae e Mesembrinellidae, visando avaliar o estado de conservação da vegetação ciliar dos riachos da região metropolitana de São Luís, Maranhão. Para isso serão avaliados os padrões de riqueza, abundância e composição das comunidades de moscas necrófagas (califorideos e mesembrinelideos) associadas aos ambientes de vegetação ciliar, verificando se a antropização altera os padrões dessas comunidades e influência na distribuição dessas moscas. O estudo será desenvolvido em 20 áreas alocadas em 10 riachos da região metropolitana de São Luís. A coleta será feita com utilização de dois tipos de armadilhas: 1) especifica para coleta de dípteros necrófagos, utilizando 50g de pulmão bovino como isca e; 2) VanSomeren-Rydon, contendo isca de banana com caldo de cana. Serão utilizadas em cada área cinco armadilhas especificas para coletas de moscas necrófagas e três VanSomeren-Rydon, totalizando 160 armadilhas. Para a caracterização do estado de conservação das áreas, será aplicado um índice de integridade do habitat, contendo 12 itens. A riqueza de espécies será estimada com base no estimador não paramétrico Jackknife de primeira ordem. A diferença nos padrões de abundância e riqueza das espécies de califorideos e mesembinelideos entre os ambientes antropizados e preservados será verificada através do teste t para amostras independentes. Para analisar como se comporta a composição das espécies entre os ambientes antropizados e preservados será usando o Escalonamento multidimensional não métrico (NMDS) e Analise de Similaridade (ANOSIM). Para verificar a influência da antropização sobre os padrões de abundância e riqueza das comunidades de califorideos e mesembrinelideos, será feito uma análise de regressão simples. Espera -se no final desse estudo indicar o nível de antropização dos corpos d’água baseado na fauna de dípteros necrófagos encontrada, bem como com a criação do índice de integridade do habitat, possibilitando assim uma estratégia de manejo adequada para essas áreas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 71688 - JOSÉ ROBERTO PEREIRA DE SOUSA
Interno - 626.263.453-34 - MICHELA COSTA BATISTA - UEMA
Interno - 004.506.621-36 - THIAGO PEREIRA MENDES - UEMA
Notícia cadastrada em: 04/12/2020 14:17
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1