Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA DE PAULA ALVES

DISCENTE: JULIANA DE PAULA ALVES
DATA: 05/03/2020
LOCAL: Sala de Reunião de Agroecologia UEMA São Luís

Cultivo fotoautotrofico/fotomixotrofico do abacaxizeiro in vitro: capacidade fotossintética e crescimento

Ananas comosus L., cultura de tecidos, fotoautotrofia, micropropagação, sacarose

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O abacaxi é uma fruta muito consumida tanto in natura quanto processada e por isso que necessita ser produzida em larga escala para suprir a demanda comercial. A micropropagação é uma técnica utilizada para aumentar a produção de mudas e a qualidade em menor tempo. Assim, esta pesquisa tem como objetivo buscar a otimização do protocolo de micropropagação do abacaxizeiro cv. Pérola, utilizando um sistema fotoautotrófico de cultivo. O delineamento experimental será inteiramente casualizado, com 5 repetições, com 6 plantas por repetição, em esquema fatorial 2x4, sendo 2 sistemas de trocas gasosas (com e sem membrana) e 4 níveis de sacarose (0, 10, 20 e 30 g L-1 de sacarose). Aos 45 dias após implantação do experimento serão realizadas análises de massa foliar específica, massa seca das folhas (MSPA), massa seca da raiz (MSR), massa seca total, partição de fotoassimilados para raiz, partição de fotoassimilados para a parte aérea, área foliar, taxa fotossintética liquida (A), condutância estomática (gs), transpiração (E), relação entre a concentração interna de CO2 (Ci)e concentração externa de CO2 (Ca), eficiência carboxilativa (A/Ci), eficiência intrínseca no uso da água (A/gs), eficiência instantânea no uso da água (A/E), rendimento quântico máximo do fotossistema II (PSII) (Fv/Fm), photosynthetic index (PI), (Probabilidade de que o elétron reduzido da Qa- entre na cadeia transportadora de elétrons (ET/TR), relação da energia dissipada em forma de calor / acúmulo de energia absorvida (DI/TR), densidade de centros de reação por seção transversal (RC/Cs) e a intensidade de cor verde. Os dados serão submetidos à análise de variância, e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.

Presidente(a) - 588.361.016-15 - ELIEMAR CAMPOSTRINI - UENF
Interno - null - THAIS ROSELI CORREA