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CONTOS AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma análise da memória e a construção da identidade
Contos Africanos de Língua Portuguesa; Identidade; Memória
Esta dissertação explora a relação entre memória e construção de identidade através da análise de contos africanos em língua portuguesa. O foco reside em entender como essas narrativas funcionam como expressões literárias que abordam essa interação complexa. São investigadas as influências das tradições culturais, históricas e linguísticas, bem como as representações de pertencimento e autenticidade presentes nesses contos. O objetivo central é analisar como essas histórias contribuem para a formação de identidades individuais e coletivas, enfatizando o papel vital da memória cultural na preservação e transmissão de valores, tradições e legados históricos. A metodologia adotada nesta pesquisa é fundamentada na pesquisa bibliográfica, seguindo as diretrizes de Minayo e Sanches (2021). No âmbito dos estudos literários, a pesquisa literária envolve a análise de fontes bibliográficas relacionadas a obras específicas, gêneros literários, movimentos literários, autores ou tópicos literários em geral. Aqui,são concentradas as análises nos contos africanos em língua portuguesa, explorando a intertextualidade, as narrativas e as conexões entre a literatura e a construção de identidade. A pesquisa se deu em quatro contos: dois de autoria de Luís Bernardo Honwana, Nós matamos o cão tinhoso; e As mãos dos pretos, da obra Nós matamos o cão-tinhoso, publicada na década de 1960, e dois contos de Ndalu de Almeida, conhecido como Ondjaki, intitulados "O Último Carnaval da Vitória" e O Portão da Casa da Tia Rosa, que fazem parte do livro Os da minha rua, publicado em 2007. O esudo incorpora diversas referências teóricas, explorando a tradição oral literária com base em estudos de Cascudo (2003), Benjamin (1987 e 2011), e Ricoeur (1994). Ademais, as análises dos contos sob a perspectiva da memória e identidade são fundamentadas em estudos de Halbwachs (2006), Bergson 2006), Le Goff (2003), Stuart Hall (2006), Pollak (1989) e Candau (2019). Esta dissertação busca iluminar a rica interligação entre memória, identidade e expressão literária nos contos africanos em língua portuguesa, contribuindo para uma compreensão mais profunda da diversidade cultural e histórica dessas narrativas.