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ENTRE A ADORAÇÃO À VIRGEM MARIA E O CULTO A SATÃ: uma análise dos poemas de Maranhão Sobrinho
Teoria da literatura; Simbolismo decadentista; Mulher, Literatura Maranhense; Maranhão Sobrinho.
O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as imagens da mulher nos poemas Santa, Rainha do Marl, Bacante e Salomé: o anjo/diabo, a mulher fatal, a mulher morta, a mulher mãe e outras pontuações, contidos na obra Papéis Velhos roídos pela traça do Symbolo, produzida por Maranhão Sobrinho, escritor maranhense, com o intuito de verificar as relações paradoxais que permeiam a visão da mulher na perspectiva decadentista do simbolismo, além de contribuir para a valorização da literatura maranhense, sobretudo do século XX. Como objetivos específicos, busca-se conhecer aspectos relevantes da estética simbolista decadentista em que a obra Papéis Velhos roídos, pela traça do Symbolo. Destaca-se que o escopo desta pesquisa está balizado em pressupostos da área da Teoria, Análise, Memória e História literária, bem como em autores da área da psicanálise, como o estudo dos arquétipos femininos e teóricos da área do estudo sobre memória, cultura e de pesquisadores sobre a vida e obra do autor Maranhão Sobrinho.