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Entre a adoração à Virgem Maria e o culto a Satã: uma análise dos poemas Santa, Soror Teresa, Bacante e Salomé de Maranhão Sobrinho
Teoria da literatura; Simbolismo decadentista; Feminino, Literatura Maranhense; Maranhão Sobrinho.
O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as representações do feminino nos poemas Santa, Soror Teresa, Bacante e Salomé, contidos na obra Papéis Velhos roídos pela traça do Symbolo, produzidos por Maranhão Sobrinho, escritor maranhense, com o intuito de verificar as relações paradoxais que permeiam a visão da mulher na perspectiva decadentista do simbolismo, além de contribuir para a valorização da literatura maranhense do século XX. Como objetivos específicos, busca-se conhecer aspectos relevantes da estética simbolista decadentista em que a obra Papéis Velhos roídos, pela traça do Symbolo, está inserida e identificar na obra de Maranhão Sobrinho elementos, que contribuam para o processo de resgate da memória e identidade da literatura maranhense. Destaca-se que o escopo desta pesquisa está balizado em pressupostos da área da Teoria, Análise, Memória e História literária, bem como de autores da área da psicanálise, como o estudo dos arquétipos femininos e teóricos da área do estudo sobre sociedade, memória, cultura e de pesquisadores sobre a vida e obra do autor Maranhão Sobrinho.