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O SENTIMENTO DE ANGÚSTIA NA LÍRICA DE O CAMINHO PARA A DISTÂNCIA: APROXIMAÇÕES ENTRE SØREN KIERKEGAARD E VINICIUS DE MORAES
Poesia lírica. Sujeito lírico. Sentimento de angústia. Subjetividade. Lírica na modernidade.
A principal categoria de análise deste trabalho é o sujeito que se manifesta no poema — especialmente na produção poética de Vinicius de Moraes —, tendo o sentimento de angústia — sob o viés filosófico de Søren Kierkegaard — como instrumento teórico imprescindível nessa análise, que é de interpretação poética. Logo, este é o princípio que se norteia, frente às transformações literárias ocorridas com a modernidade (na conjuntura dos meados do século XIX para os anos iniciais do XX). Observa como esse sentimento ajuda a refletir sobre um sujeito lírico multifacetado, que não apenas expressa suas emoções, mas de como abre questões ponderáveis sobre a condição existencial do homem. Discorrer sobre a constituição de um sujeito lírico na poética de Vinicius de Moraes, a partir do sentimento de angústia presente em poemas que compõem o livro O caminho para a distância, sob o viés da concepção proposta pelo filósofo Søren Kierkegaard, no livro O conceito de angústia, é o objetivo principal. A dissertação é explorada essencialmente através da pesquisa bibliográfica, pautada numa perspectiva analítico-descritiva, tendo o eu lírico, a angústia, a expressividade do poeta, a imitação, o ritmo, o metro, a linguagem por vias simbólicas e sob aspectos filosóficos como instrumentos na análise. Os capítulos se estruturam para: 1) delimitar uma noção de lírica quanto ao entendimento de suas manifestações de segmento e/ ou de ruptura em seu percurso histórico-literário. A base para as etapas deste debate são: Hegel (1997; 2004); Aristóteles (1973; 1999; 2012); Merquior (1997) e Friedrich (1991). 2) relacionar a Poesia e a Filosofia através dum sujeito lírico multifacetado e o sentimento de angústia presentes nos poemas de Vinicius de Moraes com a filosofia da tragicidade de Søren Kierkegaard. Aproximação pautada em: Nunes (2007; 2010; 2011); Weil (2012); Rovighi (2015); Eagleton (2010) e Castello (1997). E 3) analisar em algumas poesias do livro O caminho para a distância a constituição de um sujeito lírico, a partir do sentimento de angústia proposto na filosofia trágica kierkegaardiana, em especial como é tratado na obra O conceito de angústia. Uma etapa com atenção na composição formal, observando alguns elementos literários, no apoio teórico de D’Onofrio (2001); Martins (2000) e Tavares (1989). E outra com atenção na temática, observando a expressividade do sujeito lírico e o sentimento de angústia, na base de Moraes (1933) e Kierkegaard (1974a; 1974b; 1974c; 2018).