Notícias

Banca de DEFESA: ALLAN KARDEC ARAUJO ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALLAN KARDEC ARAUJO ALVES
DATA: 20/11/2020
HORA: 08:00
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (https://meet.google.com/hyx-zywh-agb)
TÍTULO:

A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE MATEMÁTICA

 


PALAVRAS-CHAVES:

Modelagem Matemática. Educação Matemática. Ensino-Aprendizagem de Matemática.

 


PÁGINAS: 61
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

O ensino de Matemática deve possibilitar o uso de problemas práticos nas situações de ensino aprendizagem e a aplicação de problemas relacionados com outras áreas do conhecimento, favorecendo a interdisciplinaridade, o que é possível com a aplicação da modelagem matemática como ferramenta no ensino da matemática o trabalho apresenta uma reflexão expressa pelo  objetivo geral, analisar a utilização da modelagem matemática como ferramenta no processo ensino aprendizagem de matemática no Ensino Médio, do qual derivam os objetivos específicos, identificar o entendimento dos respondentes sobre modelagem matemática; investigar as concepções dos professores sobre o uso da modelagem matemática como ferramenta de ensino aprendizagem; pesquisar como as orientações curriculares oficiais tratam o tema modelagem matemática. O problema que norteia a investigação, procura elucidar se os professores ao concluir a graduação se sentem preparados para usar a modelagem matemática como ferramenta de ensino aprendizagem? Nesse sentido buscou apoio nos teóricos entre os quais Bassanezi (2011), Biembengut e Hein (2011), Almeida, Silva e Vertuan (2012) e Azevedo, Caldeira, Malheiros (2019). Foi realizada e analisada uma pesquisa qualiquantitativa com 211 docentes na qual os resultados apontaram que os professores entendem que o uso da Modelagem Matemática como ferramenta promove ganho de autonomia discente, a interdisciplinaridade e a inserção da realidade nas aulas. Contudo, quando questionados acerca das possíveis dificuldades inerentes a aplicação da modelagem, ficou claro, através das respostas, que os professores demonstraram, em algumas situações que durante a formação inicial eles não vivenciaram atividades envolvendo a aplicação da Modelagem Matemática como estratégia de ensino aprendizagem de matemática.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 8730 - CELINA AMÉLIA DA SILVA
Interno - 8979 - JOÃO COELHO SILVA FILHO
Externo à Instituição - NEUTON ALVES DE ARAÚJO - UFPI
Notícia cadastrada em: 05/11/2020 19:01
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1