Banca de QUALIFICAÇÃO: WERBETH SEREJO BELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WERBETH SEREJO BELO
DATA: 07/05/2024

DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO DO MARANHÃO
CONTEMPORÂNEO: uma ferramenta para o ensino de História na educação básica

Ensino de História; Maranhão; Dicionário Histórico-Biográfico.

ÁREA: História

O Ensino de História tem sido tema de uma série de debates que envolvem desde a mediação entre saber acadêmico e saber escolar até o uso de fontes em sala de aula. Além disso, constantemente tem-se refletido acerca das metodologias a serem utilizadas a fim de promoverem na educação escolar uma aprendizagem significativa de temas diversos. Por outro lado, na instância jurídico-política, a História tem sido um dos campos do saber que é sinônimo de luta e resistência à mercantilização do conhecimento e ao caráter inflexível do conteúdo a partir da elaboração e da implementação da Base Nacional Comum Curricular e de outras diretrizes que vêm sendo implementadas, sobretudo, a partir da década de 1990. Neste cenário, o ensino sobre a História Local vem continuamente perdendo espaço, sendo destinada ao eixo diversificado da Base. Assim, partindo desse diagnóstico, considerou-se necessário elaborar um Dicionário Histórico-Biográfico do Maranhão Contemporâneo, objetivo principal deste trabalho. A hipótese central aqui defendida sustenta-se na interpretação de que a distinção entre o local/regional e o nacional se desdobra, no caso do Maranhão, na hierarquização dos conteúdos ministrados em sala de aula, ou seja, ainda subsiste no Ensino de História a perspectiva de centralidade dos conteúdos sobre e/ou produzidos no centro-sul do país, considerados como “nacionais”. Tal leitura acaba por promover o distanciamento entre os conteúdos históricos e a realidade vivida pelos estudantes, impactando negativamente no processo de aprendizagem, uma vez que questões presentes no cotidiano dos estudantes maranhenses perdem espaço diante dos ditos “conteúdos nacionais”. A fim de operacionalizar tal hipótese utiliza-se como eixo teórico-metodológico central a Pedagogia Histórico-Crítica, com base nos escritos de Dermeval Saviani, e como corpus documental central as diretrizes e leis educacionais implementadas no Brasil a partir da década de 1990, bem como o Documento Curricular do Território Maranhense e a Proposta Curricular da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de São Luís – MA.

Interno - 011.987.210-22 - LIDIANE ELIZABETE FRIDERICHS - Unisinos
Presidente(a) - 813850 - MONICA PICCOLO ALMEIDA CHAVES