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Banca de DEFESA: REGIANE PEREIRA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REGIANE PEREIRA SILVA
DATA: 16/05/2024
HORA: 14:00
LOCAL: A defesa será realizada remoto no Google Meet:https://meet.google.com/hqe-unfy-qij
TÍTULO:

GESTÃO ESCOLAR: AÇÕES PEDAGÓGICAS DE ENFRENTAMENTO À DEFASAGEM DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DA ESCOLA “ORIGEM DO SABER” NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 EM BREU BRANCO-PA


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão escolar, Planejamento Coletivo, Pandemia, Ensino e Aprendizagem.


PÁGINAS: 165
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação
da UEMA, no curso de mestrado em educação profissional, analisa as ações
pedagógicas da gestão escolar em uma instituição de educação básica do município
Breu Branco-PA no enfrentamento às defasagens de aprendizagem dos estudantes,
acentuadas no contexto da pandemia Covid-19. Sintetizamos como objetivos: a)
identificar os tipos de ações pedagógicas utilizadas no enfrentamento à diminuição
na aprendizagem dos estudantes; b) caracterizar as finalidades e as ocorrências
dessas ações na relação com a superação da defasagem na aprendizagem dos
estudantes; c) analisar como as ações pedagógicas de gestão escolar contribuem
no processo de superação da defasagem na aprendizagem dos estudantes, e, a
partir dessa análise, d) elaborar uma proposta de formação em gestão de
planejamento coletivo de ensino em vista do enfretamento da defasagem na
aprendizagem dos alunos. Para o estudo em pauta, buscamos a fundamentação
teórico-metodológica em autores como: Giroux (1988), Laval (2003), Freire (1970,
1992, 1999), Oliveira (2010), Paro (2017) e Libâneo (2017), dentre outros. A
pesquisa, de natureza crítico-reflexiva, inscreve-se nos parâmetros da abordagem
qualitativa, cuja a análise dos dados recolhidos, por meio de questionários e
entrevistas, põem em evidência que defasagens de ensino e aprendizagem em
vários componentes curriculares aumentaram durante a pandemia, constituindo-se
um desafio para a gestão escolar na dimensão pedagógica, no sentido de
desenvolver um trabalho sistemático de diagnóstico dessa realidade, de
problematização das questões mais pertinentes e criação de contextos reais de
ensino que garantisse a socialização do conhecimento escolar de forma coletiva e
democrática. A partir da análise dos dados, constatamos que a efetividade desse
processo, encontra sua possibilidade implicada em um planejamento de ensino
coletivo como uma prática de gestão escolar na dimensão pedagógica de
construção coletiva do ensino e do conhecimento. Por fim, o estudo permite
contribuir com a discussão sobre a gestão escolar, a partir das análises sobre o
enfrentamento das defasagens de aprendizagens, com a proposta de um Produto
Técnico Tecnológico intitulado: PLANEJAMENTO COLETIVO DE ENSINO: uma
proposta de formação de gestão escolar na dimensão pedagógica (PTT), com o
objetivo de permitir a participação dos gestores e educadores em um processo
coletivo de reconstrução de suas práticas escolares de ensino e aprendizagem dos
educandos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIA EDNA BRITO - UFPI
Interno - 809678 - GEORGYANNA ANDREA SILVA MORAIS
Presidente(a) - 7339 - RAIMUNDO NONATO MOURA OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 19/04/2024 15:21
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