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TECNOLOGIA DE GESTÃO EDUCACIONAL (TGE): análise sobre o modelo de gestão no INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – IEMA
Gestão Escolar; Tecnologia de Gestão Educacional (TGE); IEMA.
O presente estudo vincula-se à linha de pesquisa Gestão Educacional e Escolar do Programa
de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA) e
tem como Objetivo Geral analisar a consolidação dos princípios e conceitos da Tecnologia de
Gestão Educacional (TGE), identificando os impactos vivenciados no âmbito do processo de
gestão educacional do IEMA – Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do
Maranhão. O IEMA, criado em 2015, é uma escola de Ensino Médio Integral Articulado à
Educação Profissional. O trabalho inicialmente traz uma abordagem sobre os diversos
conceitos de gestão, mudanças e evoluções por que passaram ao longo dos anos e que a
instituição escolar acaba por absorver os reflexos dessas mudanças sociais. Destaque para o
modelo de gestão escolar buscado por todos que é a gestão democrática. Regulamentada pela
Constituição Federal de 1988, pela Lei de Diretrizes Bases da Educação Nacional (LDBEN)
e do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024. A pesquisa, de abordagem qualitativa,
transcorreu através de análise documental, observação e realização de entrevistas de forma
on-line, direcionado aos gestores e professores do IEMA Pleno. A pesquisa evidenciou
positivamente que o modelo de gestão – TGE – contribui de forma favorável para o trabalho
docente, para o processo ensino e aprendizagem; e consequentemente para a qualidade do
processo educativo oferecido na Unidade. Também esclarece que o IEMA Pleno caminha sob
os princípios da TGE e que o modelo de gestão fortalece a gestão democrática na Instituição.
Como requisito do Mestrado Profissional, propõe-se como Produto Técnico Tecnológico
(PTT) um Material Didático, que consiste em um livreto elaborado de maneira concisa, que
poderá ser usado como suporte, contendo informações essenciais com fins didáticos, de modo
esclarecedor e que venha a contribuir sobre o processo de gestão vivenciado no IEMA Pleno
tendo como foco a educação integral dos estudantes.