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A FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL EM PAÇO DO LUMIAR-MA: análise da política implementada com professoras(es) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Política educacional. Gestão. Formação Continuada de Professores. Educação Básica.
O presente trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa Gestão Educacional e Escolar do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão
(PPGE/UEMA), apresenta uma análise sobre a Política de Formação Continuada de
Professoras(es) implementada no município de Paço do Lumiar (MA). O estudo ocorre
a partir da seguinte problemática: como tem sido feita a gestão da política de
Formação Continuada com professoras(es) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental,
no município de Paço do Lumiar (MA)? O estudo tem como objetivo geral, analisar a
Gestão da Política de Formação Continuada com professoras(es) dos Anos Iniciais
do Ensino Fundamental, na Rede Pública do município de Paço do Lumiar (MA), pela
necessidade de examinar fundamentos, recursos e orientações para o planejamento,
a prática e o acompanhamento de formações na referida Rede Municipal. Desdobra-
se nos seguintes objetivos específicos: descrever recursos materiais, pedagógicos,
financeiros, infra estruturais e humanos, bem como estratégias de implementação
como local, duração e frequência utilizados na prática de Formação Continuada;
apreender as abordagens teórico-metodológicas e respectivas intencionalidades
políticas e pedagógicas, usadas para a fundamentação de conteúdos formativos
desenvolvidos com as(os) professoras(es) da Rede Municipal; verificar formas de
acompanhamento da Formação Continuada, desenvolvida na Rede Pública
Municipal, bem como possíveis implicações para o desenvolvimento profissional
docente desta rede; elaborar um Caderno de Orientações que instrumentalize, a
Gestão Educacional da SEMED, no sentido do entendimento e viabilização da
participação de docentes no processo que envolve a formação continuada da rede.
Utilizamos da observação colaborativa e entrevistas gravadas, além do perfilamento
dos participantes da pesquisa. Nos processos metodológicos, ancora-se no método
dialético, considerando os aspectos sociais e históricos, tendo um caráter descritivo e
com a utilização do estudo bibliográfico, documental e de campo. Fundamenta-se em
referencial teórico, como: Floriani (2008); Maués; Camargo (2022); Gatti (2008);
Paixão (2015); Prada (1997); Militão e Leite (2013); Paro (2016); Freire (2001);
Albuquerque (2021), dentre outros. A gestão da política de formação continuada em
discussão, expressa em todas as etapas das atividades formativas analisadas,
configura-se como proposta alinhada ao modelo gerencial, que se aproxima de
princípios neoliberais, muito embora o discurso seja pautado na busca pela elevação
da qualidade da educação luminense para que o município avance social e
economicamente.