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Banca de DEFESA: DAYVANE OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAYVANE OLIVEIRA DA SILVA
DATA: 09/05/2024
HORA: 14:30
LOCAL: A defesa será realizada presencial no Laboratório de metodologia ativas - CECEN
TÍTULO:

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: implicações das práticas pedagógicas no ensino de Matemática na Unidade Integrada Augusto Cury de Alto Alegre – Maranhão


PALAVRAS-CHAVES:

formação continuada; matemática; Ensino Fundamental; anos iniciais.


PÁGINAS: 163
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este trabalho busca analisar como a formação continuada de professores em Matemática, dos
anos iniciais do Ensino Fundamental, tem contribuído para a melhoria da qualidade do processo
de ensino-aprendizagem na Unidade Integrada Augusto Cury, localizada no município de Alto
Alegre do Maranhão. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, de natureza
aplicada, sob o prisma do Materialismo Histórico. Nossa investigação tem como parâmetros as
concepções de formações continuadas, as políticas oficiais de formação continuada para
educação matemática e os pressupostos teórico-metodológicos que orientam a práxis
pedagógica dos professores da escola campo. Iniciamos nosso estudo abordando a formação
humana de forma geral e como ela foi se configurando ao longo dos anos, trazendo para o centro
da discussão o modelo de produção capitalista, a sociedade neoliberal e suas implicações sobre
essa formação. Em seguida, discutimos acerca do campo educacional, na perspectiva da
formação do pedagogo e de todo processo histórico que marca a Pedagogia como um curso
universitário, que licencia professores para atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Apresentamos também as discussões acerca das reformas empresariais da educação, que
acabam por resultar nas atuais políticas educacionais que atribuem um caráter cada vez mais
forte de mercadoria à educação. Ainda na fundamentação teórica, discorremos sobre a formação
dos professores que lecionam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental,
evidenciando as políticas de formação continuada para educação matemática. A partir dos
resultados apreendidos, constatamos que não existem, no município de Alto Alegre do
Maranhão, formações continuadas voltadas ao ensino de matemática, o que consideramos como
uma grave lacuna no sistema educacional do município, haja vista tal fato desencadear
dificuldades que se concretizam no processo de ensino e aprendizagem nessa etapa da Educação
Básica. Desse modo, reiterando-se que a educação matemática é compreendida nesta pesquisa
enquanto campo do conhecimento essencial para a formação social do ser humano, justificando,
portanto, a necessidade de se conhecer os processos formativos envolvidos na prática docente
para o ensino, apresentamos, como produto técnico tecnológico, um curso de formação
presencial, intitulado “Educação Matemática na perspectiva da Pedagogia Histórico-Critica”,
estruturado em 40 horas, distribuídas em 4 módulos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 843.666.303-97 - ANA PAULA RIBEIRO DE SOUSA - UFMA
Presidente(a) - 808.682.403-97 - LEONARDO JOSÉ PINHO COIMBRA - UFMA
Externo à Instituição - THAIS ANDREA CARVALHO DE FIGUEIRÊDO LOPES - UFMA
Notícia cadastrada em: 18/04/2024 10:50
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