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Banca de DEFESA: MANOELA PESSOA MATOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANOELA PESSOA MATOS
DATA: 23/05/2024
HORA: 14:00
LOCAL: A defesa será realizada presencial no Laboratório de metodologia ativas - CECEN
TÍTULO:

DECOLONIALIDADES E (TRANS)FORMAÇÕES: proposições a práticas educativas interculturais


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Inicial de professores/as; Colonialidade do saber;
Decolonialidades.


PÁGINAS: 201
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este estudo trata sobre o imperativo histórico da colonialidade do saber, que influencia e
intervém no espaço acadêmico, no âmbito dos cursos de formação inicial de professores/as.
Pretende investigar as concepções de formação inicial docente que orientam as práticas
educativas de professores/as que atuam nos cursos de licenciatura no Instituto Federal de
Ciência e tecnologia do Maranhão (IFMA), campus Buriticupu. Partimos das enunciações que
constroem sobre formação inicial de futuros professores/as e das representações e
significações que acompanham suas práticas educativas. Destacamos as intersecções entre
questões étnico-raciais e racismo epistêmico, e outros fatores determinantes na disputa
epistêmica no campo educacional. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo estudo de
caso, inserida numa abordagem de caráter qualitativa, em interface com o referencial
fundamentado no pensamento decolonial. A investigação baseia-se na geração de dados
através do uso de entrevistas semiestruturadas e abertas, e utilização de pesquisa bibliográfica
e documental. Para a análise e interpretação dos dados gerados, utilizamos a análise de
conteúdo a partir da proposição de Birdin (1977). Com base nas entrevistas realizadas,
podemos considerar que as percepções de grande parte dos/as entrevistados/as se aproximam
de perspectivas humanizadoras, de horizonte decolonial. Isso por reconhecerem a pluralidade
e diversidade de nossa sociedade, e agregarem às suas práticas educativas outras
racionalidades, evidenciados através dos projetos que realizam juntos aos estudantes da
instituição, indo além do currículo instituído. Existe em curso, também, concepção de
formação inicial de professores/as que se assemelham à mera transmissão do conhecimento
científico, visivelmente apegados/as às tradições seculares eurocêntricas. Além disso, os
resultados da pesquisa, apontam que o pensamento decolonial começa a ganhar corpo na
academia. No entanto, indicam, a necessidade de fortalecimento e criação de mais espaços e
ferramentas para a difusão dos estudos decoloniais nos cursos de licenciaturas. Diante desses
resultados, o que colocamos é a necessidade de maior diálogo e formação continuada com
abordagens interculturais e decoloniais na academia. Por estas razões, como Produto Técnico
e Tecnológico (PTT) elaboramos uma proposta de curso de formação continuada multimodal
na perspectiva decolonial, voltado aos interlocutores/as da pesquisa, que sirva, também, de
incentivo à elaboração de políticas de fomento para renovação do projeto político-pedagógico
dos cursos de Licenciatura em Biologia e Licenciatura em Matemática no lócus da
investigação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 799117 - ANA PATRICIA SA MARTINS
Externo à Instituição - ELISANGELA SANTOS DE AMORIM - UFMA
Interno - 673.830.683-00 - JOSENILDO CAMPOS BRUSSIO - UFMA
Notícia cadastrada em: 03/05/2024 16:54
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