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ANALISE E PREDIÇÃO DE DESEMPENHO DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO A PARTIR DA INSERÇÃO DE MATERIAL DE APOIO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Baixo desempenho. Mineração de dados. Diagnóstico. VA. Material de apoio.
Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) são cada dia mais utilizados, pois possibilitam que a educação chegue mais longe e para mais pessoas. Sua utilização não se limita apenas a educação a distância, mas também auxilia na educação presencial, agindo como uma ferramenta a mais no processo de aprendizagem. No entanto, gerenciar o processo de aprendizagem no AVAs com qualidade de integração e acompanhamento exige cada vez mais do professsor que precisa utilizar materiais atualizados e ao mesmo tempo acompanhar e medir o aprendizado dos alunos através de avaliações. Neste sentido, este trabalho apresenta um modelo preditivo de mineração de dados em um AVA, a partir da inserção de material tem no desempenho de alunos do ensino presencial que utilizam AVA como extensão da sala de aula. Para isso, forma realizados experimentos com conjuntos de dados distintos, onde as técnicas de mineração de dados Redes Bayesianas e Árvore de decisão foram aplicadas, sendo comparado o desempenho de cada um, a fim de que um modelo com analise mais precisa fosse obtido.