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Banca de DEFESA: JULYANA CHRISTINE CUNHA SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULYANA CHRISTINE CUNHA SOUZA
DATA: 21/05/2024
HORA: 09:00
LOCAL: A defesa será realizada de forma remota na Plataforma Google Meet
TÍTULO:

ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: práticas educativas em um IEMA Pleno de São Luís


PALAVRAS-CHAVES:

Transtorno do Espectro Autista; inclusão escolar; IEMA; Ensino Médio.


PÁGINAS: 351
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este estudo concentra-se na temática da inclusão escolar, pela compreensão da necessidade de
refletir sobre políticas educacionais, recursos disponíveis, práticas pedagógicas e demais
condições que podem estar relacionadas com a permanência escolar. É uma pesquisa
exploratória, com abordagem qualitativa. Seus instrumentos de coleta de dados são: entrevista
semiestruturada e observação. Para isso, traça como problemática central, a questão: “Como
tem ocorrido o processo de inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista no
Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA Pleno São Luís Centro
(2020-2021)?”. A partir dessa pergunta, foram elaborados os objetivos, ações que permitam
visualizar esse cenário, sendo, o objetivo geral: “analisar o processo de inclusão de estudantes
com Transtorno do Espectro Autista no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do
Maranhão – IEMAS Plenos de São Luís–MA”. Para atender a esse objetivo, foram levantados
os seguintes objetivos específicos: caracterizar os processos de educação inclusiva no contexto
da história da educação brasileira; identificar a concepção do transtorno do espectro autista
conforme o DSM 5; discutir o acesso e permanência dos estudantes com transtorno do espectro
autista nos IEMAS; elaborar um aplicativo como ferramenta auxiliar no ensino de pessoas com
autismo. Utiliza análise bibliográfica e documental, acessando a legislação (BRASIL, 1988,
1996, 2001a, 2001b, 2009a, 2009b, 2012, 2015, 2020, 2023) e autores que abordam o tema
Sassaki (2002), Aranha (2005), Chahini (2006), Rodrigues e Maranhe (2008), Mazzotta (2014),
Costa (2013), Mantoan (2015), Assumpção Junior; Kuczynski (2015), Liberalesso; Lacerda
(2020), Bottentuit Junior e Mondaini (2011), entre outros. Conclui que esta pesquisa pode
contribuir com os estudos da área de formação de professores e práticas educativas, com a
ampliação das informações sobre o ambiente escolar maranhense e com a oferta de alternativas
tecnológicas para o ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6682 - IRIS MARIA RIBEIRO ROCHA
Externo à Instituição - LÍVIA DA CONCEIÇÃO COSTA ZAQUEU - UFMA
Interno - 7339 - RAIMUNDO NONATO MOURA OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 17/05/2024 09:25
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