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Banca de DEFESA: RAIMUNDA NONATA PAIVA ANDRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDA NONATA PAIVA ANDRADE
DATA: 16/05/2024
HORA: 09:00
LOCAL: A defesa será realizada de forma remota na Plataforma Google Meet
TÍTULO:

AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: implicações da prova Brasil na organização das práticas pedagógicas dos professores da rede pública de ensino fundamental


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação em larga escala. Prova Brasil. Práticas pedagógicas.


PÁGINAS: 178
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa – Gestão Educacional e Escolar, no
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual do Maranhão
(PPGE/UEMA), busca reflexões acerca das implicações da Prova Brasil na organização das
práticas pedagógicas de professoras. Tem como objetivo geral analisar as implicações da Prova
Brasil nas práticas pedagógicas das professoras do 5o ano do ensino fundamental da rede
pública municipal de Caxias-Ma. E como objetivos específicos: identificar a concepção de
avaliação em larga escala das professoras do 5o ano do ensino fundamental ;caracterizar as
práticas pedagógicas desenvolvidas pelas professoras do 5 ano do ensino fundamental , em
função da Prova Brasil; elaborar estratégias formativas sobre avaliação externa para a
reorganização das práticas pedagógicas no 5o ano do ensino fundamental. Assim, busca-se
auxiliar no desenvolvimento de estratégias favoráveis ao processo de ensino-aprendizagem na
rede pública municipal. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo de abordagem
qualitativa. Os aportes teóricos que fundamentam esta pesquisa, no que concerne a avaliação em
larga escala e as práticas pedagógicas, estão embasados a partir das contribuições de autores
como Rocha (2017), Correia (2017), Santos (2018), Silva (2021), Melo (2022), Afonso (2009).
Ball (1992; 1994; 2002), Bresser Pereira (1998), Dias Sobrinho (2003; 2010), Castro (2005),
Gatti (2009), Freitas (2007; 2018), Hoffmann (2002), Esteban (2013), Bonamino (2002),
Marcolla; Serafini (2021), Fonseca (2009), Libâneo (2008) entre outros.O estudo justifica-se por
apresentar uma proposta de análise de novas abordagens críticas e teóricas a respeito da
avaliação em larga escala. A pesquisa foi realizada em cinco escolas da rede pública municipal
de ensino, situada na zona urbana de Caxias/MA. Os participantes da pesquisa são professoras
que lecionam no 5° ano do ensino fundamental da rede pública, o instrumento utilizado para a
produção dos dados foi a entrevista. Através do conhecimento de tais implicações é possível
criar ações que contribuam para a obtenção de melhores resultados na educação. Como produto,
esta pesquisa traz um planejamento que contém informações sobre a formação no que diz
respeito ao processo avaliativo nas práticas pedagógicas. O objetivo é que esse material sirva
como fonte de consulta e inspiração para o compartilhamento de informações junto aos demais
docentes da rede municipal de Caxias – MA, contribuindo para melhoria de sua prática
pedagógica, no sentido de implementar o processo avaliativo nas práticas pedagógicas. Após
levantar algumas das implicações da avaliação em larga escala, os resultados da pesquisa de
acordo com os relatos das colaboradoras buscam resultados positivos a partir da Prova Brasil,
por exemplo, embora não signifique aprendizagem para os alunos, uma vez que se direciona o
olhar para os aspectos quantitativos, além de legitimar o discurso de poder e controle por meio
da lógica de mercado. Portanto, frente a essa realidade, percebe-se que no processo avaliativo
com o caráter em larga escala, influencia na organização da escola, onde o currículo é
centralizado na direção dos rendimento dos alunos a partir da Prova Brasil, por isso na fala das
professoras a utilização do simulado é marcante, pois é disseminado enquanto metodologia do
treino como uma preparação para a prova.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 809678 - GEORGYANNA ANDREA SILVA MORAIS
Externo à Instituição - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHÊDO - UFPI
Interno - 7339 - RAIMUNDO NONATO MOURA OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 13/05/2024 15:31
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